«

»

Apr 20 2013

Edvaldo Carneiro e Silva – Grão Mestre Camisa Roxa.

Edvaldo Carneiro e Silva - Grão Mestre Camisa Roxa. Nasceu na Fazenda Estiva, no interior da Bahia em 1944, sendo filho de pai boiadeiro e mãe dona de casa, numa família de nove irmãos e um primo, “ que foi criado junto” – cinco meninas e cinco meninos.

Mestre Camisa Roxa foi considerado o melhor aluno de Mestre Bimba. É Grão-Mestre da ABADÁ-CAPOEIRA, título vitalício para o qual foi escolhido por um conselho de Mestres de notório saber.

Sua função é de orientador e consultor, sendo o seu título o mais alto grau na ABADÁ-CAPOEIRA. É o capoeirista que mais divulgou a Capoeira pelo mundo, viajou por mais de 50 países, levando a Capoeira como manifestação de arte e cultura brasileira.

Falar de Camisa Roxa no meio de Capoeira é como falar de uma lenda. O irmão mais velho de Mestre Camisa foi o primeiro capoeirista a enxergar mais longe, a entender que a profissionalização e organização eram fundamentais, a vislumbrar um caminho mais longo e conduzir a Capoeira pelo mundo afora. Hoje em qualquer país que se vá se encontra o jogo da Capoeira, mas há 25 anos atrás quando Camisa Roxa levou pela primeira vez um grupo de capoeiristas para a Europa, estava apostando tudo num projeto em que só eles acreditavam.

Foi no ano de 1973 que Edvaldo Carneiro e Silva, Grão Mestre Camisa Roxa, fez sua primeira viagem para a Europa.

Morreu na noite de quinta-feira 18 de Abril de 2013, em Salvador, aos 69 anos.

Related posts: